Gala Aniversário CDUP

O 75 º Aniversário do Centro Desportivo Universitário do Porto irá realizar-se no próximo dia 29 de Novembro às 19h30 na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda com um Jantar / Gala que contará com a presença de Dirigentes, Entidades convidadas e antigos Treinadores e Atletas que ao longo destes 75 anos fizeram parte da história do CDUP.  

O evento irá contar com um limite de 120 inscrições e tem um custo de 37.5€ que terá de ser pago até ao dia 20 novembro para o IBAN do CDUP:
- PT50 0010 0000 2318 8050 0014 8 
O comprovativo de pagamento com o Nome e Apelido deverá ser enviado pelo Formulário ou para o email info@cdup.pt de forma a confirmar a presença.

Será oferecida uma pequena lembrança do CDUP a todos os participantes do Evento. 

Local do Evento:

Restaurante Fundação Dr. Cupertino de Miranda - Av da Boavista 4245

MENU JANTAR:

Aperitivos/entradas

SOPA

Creme de legumes

PRATO PRINCIPAL

Vitela Assada c/ Batatinhas, Legumes e Castanhas

(indicar por email alternativa vegetariana ou peixe para quem não optar carne)

VINHOS, ÁGUA E CAFÉS

Verde branco, maduro branco e maduro tinto,

SOBREMESA

Doce e Fruta


75

Anos Existencia

+20

Modalidades

+300

Atletas Federados

Historial Clube

A data de fundação do Centro Desportivo Universitário do Porto é de 26 de novembro de 1949. Desde cedo que a Universidade do Porto contou com organismos de apoio aos estudantes. Os antecedentes dos atuais Serviços de Ação Social da Universidade do Porto (SASUP) datam de abril de 1939, ano em que surgiu o Centro Escolar nº 5 da Ala do Porto da Mocidade Portuguesa. A partir da inauguração do Centro Universitário do Porto (CUP), em 1942, que esta realidade se tornou mais efetiva.

Criado por ação do Prof. Domingos Rosas da Silva, o CUP foi instalado na Rua da Boa Hora, nº 18 com o objetivo de fomentar a cooperação entre professores e estudantes afectos à Mocidade Portuguesa. Esta vinculação manteve-se até janeiro de 1959, quando o Centro foi oficialmente integrado como órgão da Universidade do Porto.

As atividades do Centro abarcaram vertentes diversas ao longo dos anos, desde a desportiva (iniciada em 1942 por ação da secção de Educação Física que, em 1949, daria origem ao Centro Desportivo Universitário do Porto – CDUP) a uma série de ações de cariz social.

A 28 de Abril de 1953 é inaugurado o Estádio Universitário do Porto Prof. Dr. Jayme Rios Souza.

Com a presença de várias entidades da comunidade a inauguração conta com o desfile de vários atletas das Universidades do Porto, Lisboa e Coimbra e realizam-se vários jogos entre as várias equipas presentes.

Simultaneamente com a inauguração do Estádio é publicado um Decreto-Lei criando na Universidade do Porto o lugar de Dirigente da Educação Física, cargo para que é nomeado em Outubro de 1953 o Prof. Carlos Costa Pereira.

Em Janeiro de 1957 passa a desempenhar essas funções o Prof. Luís Manuel Falcão de Berredo Santos.
Em sessão da Direcção de 18 de Novembro de 1953 é aprovado o Regulamento dos Serviços Médicos do C. D. U. P.
No ano de 1958-59 consegue-se contratar treinadores especializados. A Direcção resolve que, tanto quanto possível, sejam escolhidos diplomados pelo I. N. E. F.
São contratados os Professores Armelino Bentes (Basquetebol), A. Ramalho (Andebol), Luís Falcão Santos (Atletismo), Fernando Barbedo (Remo) e D.r Ernesto Braga (Natação) e D.r Ernesto Braga (Natação). Em 1960-61 é contratado o Prof. José Noronha Feio para a secção de Voleibol que em 1963-64, por ter sido nomeado Director do .I N. E. F., é substituído pelo Prof. Luís Falcão Santos e no ano de 1961-62 são contratados, de novo, os Professores António Castanho (Andebol), D. Maria Júlia Rezende Ferreira Mendes (Ginástica e Iniciação Desportiva Feminina) e Fernando Ranito (Hóquei em Patins).
Em 1962-63 a Professora D. Maria Júlia Rezende Ferreira Mendes é substituída pela Professora D. Tanagra de Noronha Feio. Na reunião da Direcção de 2 de Junho de 1956 é criado o cargo de Secretário-Geral para o qual é nomeado António João Couceiro Fonseca.
Em 1961-62 é nomeado Secretário-Geral José Arnaldo da Piedade de Noronha, cargo que passa a ser desempenhado em 1962-63 por Mário Naia Seabra e em 1963-64 por Artur Monteiro.

Em 26 de Abril de 1958 é inaugurado no Lar do Infante D. Henrique um Tanque de Remo e em 1959-60 a Secção de Remo adquire, em Itália, um Schell de .4

Em 1956 organiza-se na piscina do Liceu D. Manuel I um Curso de Natação regido por Rui Marques da Silva, que em 1959 é substituído pelo Dr. Ernesto Braga.

Em 1961-62 tomou a direcção do curso o Dr. Aníbal Justiniano e em 1963-64 Manuel Monteiro. Em 1960 começa a Secção de Natação a utilizar também a piscina do Regimento de Artilharia Pesada n.° 2.

A 25 de Outubro de 1968 realiza-se a inauguração do Pavilhão Desportivo Prof. Doutor Galvão Telles.


Ao longo dos anos de existência o CDUP permite aos alunos a prática de um grande número de desportos e tem secções dedicadas a diversas modalidades desportivas de nível competitivo, nomeadamente Atletismo, Andebol, Badminton, Basquetebol, Bridge, Canoagem, Esgrima, Equitação, Ginástica, Hóquei, Judo, Karaté, Natação, Natação Sincronizada, Pólo Aquático, Remo, Rugby, Taekwondo, Ténis de mesa, Ténis, Voleibol e o Xadrez.

Em Setembro de 2004 é criado o Gabinete de Actividades Desportivas (GADUP)

Em novembro de 2012, o CDUP e a Universidade do Porto chegaram a acordo para resolver o diferendo que mantinham desde 2003, devido à Universidade não apoiar financeiramente a vertente desportiva federada do clube.

Em consequência deste acordo, a Universidade do Porto publicou, em janeiro de 2013, os estatutos de um novo serviço autónomo da Universidade denominado "CDUP-UP – Centro de Desporto da Universidade do Porto" com a responsabilidade de promover e organizar o desporto universitário.

O CDUP manteve-se juridicamente autónomo em relação à Universidade do Porto , embora sem responsabilidade pelo desporto universitário. Por isso, foi-lhe proposta a alteração da sua denominação para "CDUP-AD – Centro Desportivo Universitário do Porto, associação desportiva autónoma" e passou a ser responsável apenas pelo desporto federado não universitário.

Em Abril 2023 o Centro de Desporto da Universidade do Porto assinalou o 70 aniversário do Estádio Universitário Prof. Doutor Jayme Rios de Souza.

Este momento de convívio e partilha de memórias, entre dezenas de ilustres convidados, contou com a presença de membros da Universidade do Porto, do IPDJ e da Ágora, bem como de memórias vivas do momento de inauguração do Estádio Universitário, em 1953, Aníbal Justiniano, antigo atleta e dirigente do CDUP, ainda ao lado do Professor Doutor Jayme Rios de Souza.

Fotogaleria

Modalidades

Actualmente o CDUP conta com 6 Secções activas a disputar as respectivas competições nacionais e internacionais com uma centena de atletas federados, equipas técnicas e dirigentes. As secções são as de Bridge, Badminton, Natação, Polo Aquático, Remo e o Rugby

Alem das actuais entre as modalidades já praticadas temos o Atletismo, Andebol, Basquetebol, Canoagem, Esgrima, Ginástica, Hóquei, Judo, Taekwondo, Ténis de mesa, Ténis, Voleibol e o Xadrez.

Bridge

A secção de Bridge existe desde o ano de 1999 e actualmente conta com 5 sócios atletas praticantes.

Badminton

A secção de Badminton do CDUP foi fundada em 1958.

Desde essa data mantém atividade competitiva regular e ininterrupta no âmbito da Federação Portuguesa de Badminton.

Foi um dos clubes fundadores da Associação de Badminton do Norte e o único dos seus fundadores ainda em atividade.

Ao longo da sua existência conseguiu, consistentemente, resultados desportivos relevantes a nível nacional, com vários títulos nacionais e regionais conquistados e diversas presenças de atletas nas seleções nacionais.

Ao longo do percurso podemos destacar, pelos resultados desportivos alcançados, vários atletas: Mª Amália Guedes, Angelina Leite, António Gonçalves, Eugénia Magalhães, Delfim Guedes, Henrique Neto, Inês Lorga, José Miguel Costa, Jorge Tavares, Ian Ennis, Iolanda Oliveira, João Matos, Luís Maia Mendes e Olívia Ferreira.

O CDUP prestou sempre um relevante papel no desenvolvimento e organização da modalidade em Portugal, constituindo-se uma referência de independência e competência em diversos setores da modalidade, nomeadamente na arbitragem, organização de provas e dirigismo desportivo.

Saíram dos seus quadros vários elementos que se destacaram nas estruturas associativas e federativas do Badminton em Portugal, nomeadamente Delfim Guedes, Ilídio Silva, João Matos, José Miguel Costa, Luís Maia Mendes e Paulo Maia Mendes.

O Engª João Matos, foi durante anos destacado dirigente desportivo assumindo a presidência da F.P. Badminton entre 1992 e 2012. Foi também membro do COP durante 16 anos, Vice-Presidente da Badminton Europe Confederation (BEC) de 2008 a 2024 e vice-presidente da Badminton World Federation (BWF) desde 2019, tendo recebido o Distinguished Service Award da BWF por serviço extraordinário ao Badminton Mundial.

Natação 

Em 1956 organiza-se na piscina do Liceu D. Manuel II um Curso de Natação regido por Rui Marques da Silva, que em 1959 é substituído pelo Dr. Ernesto Braga contratado para a secção de Natação. Em 1960 começa a Secção de Natação a utilizar também a piscina do Regimento de Artilharia Pesada n.° 2.

Durante as décadas de 70 e 80 a secção contava com diversos atletas a participar em campeonatos Regionais e Nacionais sob a alçada de diversos técnicos como os Professores Jorge Mota, Cristiana Oliveira (acumulou o cargo com a Natação sincronizada).

Entre 1989 e 2012 sob a direcção do Dr Raul Monteiro a secção de natação conta com diversos técnicos a liderar a equipa, tais como João Paulo Vilas Boas e Professor Joaquim que conseguem subir o CDUP do 3º escalão nacional até à 1ª divisão da modalidade.
Em 2023 na Gala do Centenário da ANNP, o CDUP foi distinguido com dois prémios de clube do século, um na disciplina de Natação Artística, de onde foi um dos seus precursores, outro na disciplina de Polo Aquático, onde foi fundamental para o seu ressurgimento na década 80 do século passado.

Actualmente conta com 20 Atletas federados nas vertentes de Natação Pura Masters e Águas Abertas.

Pólo Aquático

Em 1980 a secção de Polo Aquático do CDUP passa a organizar um Torneio de Natal com várias equipas nacionais e internacionais o que faz com que em 1984 se consiga o renascimento da modalidade em Portugal com a disputa do campeonato nacional. Entre 1984 e 1990 o CDUP sagra-se campeão Nacional de Seniores Masculinos por 4 ocasiões.

Durante os anos 90 a secção passa a contar com uma equipa Feminina de Polo Aquático que obtém o titulo de campeão nacional por diversas vezes.

Entre 1998 e 2009 sob a orientação do Técnico Paulo Borges o CDUP vence vários títulos de campeão nacional de juniores, em 2006 a 6ª Taça de Portugal para o clube tendo conquistado as anteriores nas primeiras 4 edições da prova.
Em 2007 o CDUP teve a 2ª participação consecutiva na taça LEN em Kotor, Montenegro. Em 2006 tinha sido em Génova e em 2008 foi em Istambul.
Após a desactivação da piscina da Boa Hora a equipa continua a treinar na Piscina da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto mas sem poder efetuar os jogos oficiais em casa nesta instalação. Actualmente conta com 22 atletas federados a competir no campeonato Nacional e Taça de Portugal.
Todos os anos a secção organizar o Torneio de Natal que é o mais antigo da modalidade em Portugal e que se realiza todos os anos em Dezembro na piscina da Sª Hora.

Remo

Em 1958 é contratado o Professor Fernando Barbedo (Remo) e a 26 de Abril do mesmo ano é inaugurado no Lar do Infante D. Henrique um Tanque de Remo e em 1959-60 a Secção de Remo adquire, em Itália, um Schell de 4.

Entre 2005 e 2011 a secção adquiriu em média um novo barco por época, remos, reabilitou-se praticamente toda a frota assim como o atrelado, organizaram-se regatas e multiplicou-se o numero de praticantes. Conquistaram-se 25 títulos Nacionais ( 6 em Seniores, 6 no Remo Jovem e 13 em veteranos), alem das inúmeras vitórias em provas e troféus Regionais. Participou-se em inúmeras provas do Calendário Nacional e regional, dando grande visibilidade às cores do Clube. 

Durante este periodo até à data a secção foi composta por Chefe de Secção: Carlos Bettencourt Gesta,  Chefe de Secção Adjunto: Luís Faria,  Chefe de Secção Adjunto: Nuno Oliveira, função de Tesoureiro e responsável Financeira :Júlia Silva. Os três primeiros elementos acumulam as funções de técnicos do clube nos seguintes escalões: Treinador dos Seniores / Veteranos: Luís Faria, Treinador principal do Remo Jovem: Carlos Bettencourt Gesta, Monitor dos benjamins, infantis e integração de novos elementos: Nuno Oliveira. 

A secção de Remo do CDUP debate-se há anos para ter condições condignas e à altura do seu historial e potencial. Como estamos limitados e dependentes na questão do Posto Náutico, não ficamos parados e apostamos na formação e no enriquecimento do parque de embarcações. Somos da opinião que sem condições não se fazem campeões. Naquilo que está ao nosso alcance, tudo fazemos para atingir essa máxima. Felizmente, os nossos poucos atletas percebem o nosso esforço e lutam para representar o clube ao mais alto nível. É nossa obrigação proporcionar-lhes o melhor.
Actualmente a secção conta com vários atletas e compete nos campeonatos regionais e nacionais.

Rugby

A secção de Rugby foi criada em 1963 que se tornou uma das secções mais proeminentes ao longo de sua longa história. O CDUP Rugby é hoje uma referência nacional no Rugby, tendo acolhido milhares de jogadores de diferentes gerações.

Quatro décadas após sua fundação, e impulsionado pelo crescimento do Rugby na cidade do Porto e em todo o país (em 2007, Portugal participou pela primeira vez em uma fase final de um Campeonato do Mundo de Rugby, com três atletas do CDUP selecionados), a secção de Rugby do CDUP decidiu estabelecer sua própria estrutura jurídica. Surgiu então o CDUP RUGBY – Associação de Rugby (CDUP RUGBY), que, mantendo sua conexão original com a Universidade do Porto, expandiu a prática da modalidade para a região do Grande Porto.

O CDUP RUGBY herda não apenas o capital humano proveniente da secção de Rugby do Centro Desportivo e Universitário do Porto, mas também seu histórico, tradição, valores e, principalmente, sua missão de formar atletas e promover o Rugby no Norte de Portugal.

Atualmente, o CDUP Rugby é um dos clubes mais antigos de Rugby em Portugal. É reconhecido como uma das maiores escolas de formação do país e, sem dúvida, a maior na região norte. Com um histórico impressionante, o clube possui uma média anual de mais de 350 atletas inscritos na Federação Portuguesa de Rugby. O CDUP Rugby investe em projetos de formação contínua para atletas e treinadores, mantendo a tradição da qual seus atletas, tanto presentes como passados, se orgulham. De fato, várias centenas de jovens já passaram por suas escolas e equipas, mantendo uma relação saudável de apoio e promoção do Rugby, além dos fortes valores e identidade do clube.

Atletismo

Em 1952-53 inscreve-se o C. D. U. P. na Associação Regional de Atletismo. No ano de 1958-59 consegue-se contratar treinadores especializados e é contratado para a secção de Atletismo o Professor Luís Falcão Santos. 

CDUP ao longo dos muitos e saudosos anos da existência da extraordinária secção contou com ilustres treinadores entre os quais os Profs: José Sarmento Coelho, José Silveira, Rui Garcia, André Costa, Rui Moreira, Céu Mota, José Silva, Branco Lima. Entre 1974 a 1982 a secção de atletismo teve como chefe de secção e vice-presidente do clube o Prof. Silvio Rafael também ele ex-atleta com diversos títulos e recordes regionais. 

Muitos atletas fizeram parte e obtiveram registos regionais e nacionais tais com Pompeu Castro, Pedro Iglesias, Ana Correia, Joaquim Ramos, Susana Pimenta. João Pessoa Jorge (100 e 200 mts), Sílvio Rafael (100 e 200 mts), José Silveira (800 e 1500 mts), Alberto Jorge (200 e 400 mts), Armando Oliveira (altura e vara), José Mendes (200 e 400 mts), António Leite (400 mts barreiras), Carlos Santos (800 e 1500 mts), Fernando Damásio (100 mts). Ainda hoje alguns dos recordes Nacionais de Juvenis e Juniores nos 400m em 1989 e 1991 foram realizados por atletas como Jose Mendes e ainda são registos por bater.  A secção de Atletismo existiu até ao ano de 2000 e contou com mais de 50 atletas.

Andebol

Em 1950-51 o C.U.P. inscreve-se na Associação Regional de Andebol da 2ª Divisão.
Em 1952 rectificam-se as inscrições do Centro na Federação Portuguesa Andebol, que passam a ser feitas em nome do Centro Desportivo Universitário do Porto.
No ano de 1955-56 a equipa de Andebol obtém o título de Campeão Regional depois de ser Campeão Regional da 2ª Divisão em 1954-55 e ingressa na 1ª Divisão.
Em 1958-59 é contratado o Professor A. Ramalho para a secção de Andebol. A modalidade contou com dezenas de atletas.

A época de 1959-60 existe o contacto internacional, que o C. D. U. P. teve no início da época na Alemanha, onde fez bons resultados, pois conseguiu vencer alguns jogos.

Basquetebol

Em 1952-53 inscreve-se o C. D. U. P. na Associação Regional de Basquetebol e de Atletismo.
Em 1953-54 o C. D. U. P. é Campeão Regional de Basquetebol da 3ª divisão.
No ano de 1954-55 procura-se por intermédio das diferentes secções desenvolver a actividade das classes de juniores. Formam-se equipas nas modalidades de Basquetebol, Andebol, Voleibol e Ténis de Mesa

Canoagem

Em 1975 por intermédio de pessoas como José Augusto Rodrigues dos Santos , Costa Gomes, Rui Freitas, Rodolfo Coelho, Mário Santos, iniciam a aventura da canoagem no CDUP que se tornou o primeiro clube de canoagem em Portugal e estendendo nos anos seguintes a modalidade a todo o país. Do CDUP saiu o primeiro treinador-selecionador de canoagem, o primeiro presidente da federação, o prelector do primeiro curso de formação. O CDUP (Centro Desportivo Universitário do Porto), nunca teve um posto náutico, tinha uma infra-estrutura muito precoce, que nem sempre era mesma, que mudava em função das circunstâncias. A modalidade cresceu, outrora , e muitos dos clubes eram constituídos em instalações precárias, outros não tinham um lugar físico, onde os atletas se sujeitavam a levar o barco para casa, mas mesmo com dificuldades o mais extremo espírito amador ajudava a superar todas as insuficiências materiais e organizacionais. Apesar disso nunca foram poupados esforços para ensinar aos outros o que a canoagem do CDUP tinha aprendido com a experiência internacional e os contactos formativos com treinadores de todo o mundo. Da canoagem saiu um presidente para o CDUP - Mário Santos em 1980. Hoje o CDUP não tem secção activa na canoagem mas quando hoje os canoístas portugueses se sagram campeões do Mundo, campeões da Europa, medalhados olímpicos está um bocadinho do que o Clube, os seus dirigentes, técnicos e dirigentes deram nessa excelência pioneira na modalidade. Por isso todo o mundo desportivo Português deve-nos agraciar com o prémio mais valioso, aquele que é consubstanciado nas singelas palavras - Obrigado CDUP.

Ginástica

Em 1958-59 o Curso de Ginástica Educativa foi regido pelo Professor Luís Falcão Santos.
Em 1960-61 são contratados para a modalidade de Ginástica e Iniciação Desportiva Feminina a Professora D. Maria Júlia Rezende Ferreira Mendes.

Em 1962-63 a Professora D. Maria Júlia Rezende Ferreira Mendes é substituída pela Professora D. Tanagra de Noronha Feio.

Ténis de Mesa

Em 1949-50 inscreve-se nas Associações Regionais de Ténis de Mesa. No ano de 1954-55 procura-se por intermédio das diferentes secções desenvolver a actividade das classes de juniores. Formam-se equipas nas modalidades de Basquetebol, Andebol, Voleibol e Ténis de Mesa.

Voleibol

Em 1942 inscreve-se o C. U. P. na Associação Regional de Voleibol do Porto.
No Campeonato Regional de Voleibol (1943-44) o C. U. P. vence em todas as categorias, obtendo o título de Campeão Regional de Voleibol do Norte.

Em 1950-51 o C.U.P. inscreve-se na Associação Regional de Andebol da 2ª Divisão.
No ano de 1955-56 a equipa de Voleibol obtém o título de Campeão Regional depois de ser Campeão Regional da 2ª Divisão ingressa na 1ª Divisão.

Em 1960-61 é contratado o Prof. José Noronha Feio para a secção de Voleibol que em 1963-64, por ter sido nomeado Director do .I N. E. F., é substituído pelo Prof. Luís Falcão Santos.

A secção de Voleibol esteve com uma equipa activa até 2020 e contou com mais de 70 atletas.

Contactos

Centro Desportivo Universitário do Porto

Rua das Estrelas, 4150-762 Porto